Soja: Alta impulsionada por clima e pacote econômico da China

segunda-feira, Outubro 7, 2024

 

Na última semana, o mercado de soja registrou uma alta expressiva nas cotações em Chicago, motivada pela combinação de fatores climáticos na América do Sul e o anúncio de um novo pacote de estímulo econômico na China. A StoneX informou que os contratos de novembro fecharam na sexta-feira (27/09) em 1065,75 cents por bushel, uma alta de 5,3% ao longo da semana.

O pacote econômico anunciado pela China, o maior desde o início da pandemia, trouxe otimismo aos investidores, gerando expectativas de uma maior demanda por commodities agrícolas. Nos Estados Unidos, a colheita da soja já atingiu 13% da área, superando a média histórica de 8% para o período.

No Brasil, até o momento, apenas 1,5% da área prevista para a oleaginosa foi plantada, com o Paraná liderando com 11% e o Mato Grosso com apenas 0,3%. Embora o clima seja um fator de risco, ainda é cedo para dizer se haverá impactos na produtividade ou na área plantada, pois esse ano a previsão é que as chuvas sejam mais regulares em comparação ao mesmo período na safra passada.

O mercado agora aguarda uma melhora nas condições climáticas para que o plantio avance rapidamente no Brasil, porém, há riscos de que uma concentração nas atividades possa trazer desafios adicionais para a safra e atrasar o ciclo da soja, impactando a segunda safra.

 

fonte: https://www.agrolink.com.br/culturas/soja/noticia/soja--alta-impulsionada-por-clima-e-china_495520.html



Share